Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017, 22h:21

150 mil pessoas em Brasília contra as reformas de Temer e por eleições diretas já

Em mais uma demonstração de força do movimento sindical brasileiro através da ação unitária das centrais, a manifestação “Ocupa Brasília” levou à esplanada dos ministérios 150 mil pessoas contras as reformas Trabalhista e Previdenciária de Michel Temer e seus aliados.

Os discursos das lideranças sindicais, além das denúncias dos efeitos maléficos das reformas, versavam pela necessidade de por fim ao governo Temer e pediam eleições diretas como alternativa à crise política brasileira.

A Polícia Militar do Distrito Federal recebeu os trabalhadores com bombas e tiros, ao tentar dar resposta a atos isolados de alguns grupos infiltrados entre os manifestantes quem incitavam a violência, acabaram por promover a violência generalizada contra todos.

A presidente do Sintrae-MT, professora Jiordana Nascimento, presente na manifestação, protestou contra a repressão policial. “Nós, trabalhadores, estamos aqui para lutar por nossos direitos e por uma solução política democrática com eleição direta para presidente. Repudiamos a atitude de violência da PM contra os manifestantes”, declarou.

Em reposta à crescente mobilização popular que teve se ápice nesse 24 de maio, o governo Temer, acuado após as denúncias dos donos da JBS, estabeleceu, por decreto, estado de emergência em Brasília e convocou o exército para, segundo ele, garantir a segurança na cidade.

O agravamento da crise política e a decisão de levar adiante os projetos de reformas no Senado e na Câmera Federal, certamente irão promover mais e maiores manifestações dos trabalhadores. Diversas outras capitais também realizaram protestos contra as reformas e por eleições diretas.

Assessoria do Sintrae-MT