Sexta-Feira, 09 de Junho de 2017, 16h:38

Sintrae-MT participa de 4º Congresso Estadual da CTB

Filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Sintrae-MT, por meio de seus diretores, participou do 4º Congresso Estadual da CTB em Mato Grosso nos dias 7 e 8 de maio, no auditório do Hotel Veneza, em Cuiabá.

Além do planejamento das ações da central sindical no estado, o congresso também aprofundou o debate sobre a situação nacional, com destaque para o movimento contra as reformas Trabalhista e Previdenciária e a luta pelo restabelecimento da democracia por meio da realização eleições diretas já! como saída para a crise política que o país atravessa.

Diretora da CTB em Mato Grosso e presidente do Sintrae-MT, a professora Jiordana Nascimento ressalta a importância do evento. “A CTB está alinhada com as lutas do momento, fortalecendo a unidade da classe trabalhadora para barrar as reformas do governo Temer que estão em curso na Câmara e no Senado Federal”. A professora Jiordana foi reeleita, no cargo de secretária geral, para a diretoria da CTB-MT.

Com forte presença no congresso, os trabalhadores rurais, que atualmente formam a maior base de sindicatos da Central no estado, foram responsáveis pela indicação do novo presidente. Cleudes de Souza Ferreira, presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento e tesoureiro da CTB-MT, agora foi eleito pelos delegados do congresso o presidente estadual da CTB.

“O desafio do movimento sindical é fortalecer a unidade para alcançar as vitórias para que os trabalhadores e o Brasil possam avançar. Precisamos fortalecer a unidade dos trabalhadores do campo e da cidade. Nosso congresso reafirmou a bandeira de “Nenhum direito a menos!” para os trabalhadores e a reposição das diretas já! Bandeiras fundamentais para o atual momento”, destacou Cleudes Ferreira.

A professora Nara Teixeira, dirigente do Sintrae-MT, da Contee e presidente da CTB-MT até o congresso, avaliou como positiva a sua gestão e reafirmou sua disposição em continuar nas lutas da entidade, agora como tesoureira. “Encerra-se um ciclo de minha atuação como presidente da entidade, cargo que exerci desde a fundação no estado. Durante esse período filiamos bastantes sindicatos e organizamos a entidade. Deixo a presidência após um bom trabalho realizado, com a coerência da CTB estadual com a nacional e muito feliz por ajudar eleger o novo presidente. O Cleudes é um trabalhador rural, área responsável pelo maior número de sindicatos filiados à CTB-MT, por isso me sinto com o dever cumprido. Continuo na diretoria da entidade, agora como tesoureira”, declarou.

A direção nacional da CTB também se fez presente no congresso. Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais da entidade, enalteceu a realização do 4º Congresso da CBT em Mato Grosso. “O congresso realizou um bom debate político. Analisamos as conjuntura, o pós-golpe, a democracia e a derrocada do governo Temer. Por isso estamos empenhados na aprovação das eleições diretas como saída para a crise. Mas quero aqui desejar boa sorte para a nova diretoria da CTB-MT, para o companheiro Cleudes, novo presidente. E faço aqui o reconhecimento do valoroso trabalho realizado pela professora Nara Teixeira à frente da CTB-MT.”

A nova diretoria da CTB-MT foi eleita para uma gestão de quatro anos, de 2017 a 2021.

Assessoria do Sintrae-MT

WhatsApp Image 2017-06-07 at 15.58.52.jpeg