Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019, 10h:46

| A - A+

Um desafio chamado República

Nossa democracia precisa aparar algumas arestas; é preciso uma reciclagem política

É comum atualmente que vários estudantes morem juntos, principalmente nos temos de faculdade. Esse lugar é popularmente chamado de República. A origem do nome é interessante. A ideia de mudar a Monarquia para República surgiu exatamente nos alojamentos de jovens militares, que residindo no mesmo local, começaram a pensar e arquitetar a alteração do regime de governo.

 

Esse período de transição foi motivado por inúmeros fatores, tais como, a senilidade do imperador, o descontentamento de muitas classes (igreja, militares, setores da economia, antiabolicionistas), a ausência de herdeiros homens de Dom Pedro II e o medo do trono cair na mão de um estrangeiro, já que sua filha, a Princesa Isabel, era casada com o Conde d’Eu, um francês sem qualquer simpatia da população brasileira.

 

 

A proclamação da República foi uma concatenação de fatos envolvendo inúmeras personalidades. O personagem principal, Marechal Deodoro da Fonseca, um monarquista convicto, mesmo doente (com dispneia) concordou em liderar o movimento.

 

CÁLCULO SALARIAL


revista conteúdo
Edição dezembro 2016


cadernos e cartilhas
MAIS ARQUIVOS

CONVÊNIOS

MAIS CONVÊNIOS

SINTRAE MT

Contato: (65) 3624 9215 / 3623 3402 - secretaria@sintraemt.com.br

Copyright © 2020 - SINTRAEMT - Todos os direitos reservados